domingo, 8 de abril de 2012

Livros de negócios inspirados na Bíblia




Para muitos autores, a Bíblia também é uma fonte de inspiração para o mundo dos negócios, sendo possível conciliar a busca do lucro com os valores cristãos. Veja, a seguir, cinco obras que tratam de temas como gestão, liderança e sucesso:

Negócios à Luz da Bíblia

Autor: Larry Burkett
Editora: UDF

Larry Burkett é um dos principais autores cristãos que escrevem sobre o mundo dos negócios. Neste livro, Burkett recorre às lições da Bíblia para tratar de assuntos tão variados do mundo corporativo como contratações e demissões até critérios de decisão.

Uma de suas lições básicas é que todo gestor deve entender que os recursos que utiliza – das matérias-primas às pessoas – pertencem a Deus, e não a ele ou à empresa. E o desejo Dele é que esses recursos sejam manejados de forma justa.

A Bíblia dos Negócios

Autor: Rabino Wayne Dosick
Editora: Rai Editora Abril

Com o subtítulo de “10 Mandamentos para Trazer Valores Éticos para o Local de Trabalho”, o livro se concentra nos dilemas éticos que surgem no dia-a-dia da administração de empresas.

Para Dosick, é possível praticar o Bem cristão, enquanto se faz bem o seu trabalho. Logo no primeiro capítulo, ele afirma que a religião é como um sabonete (sim, a comparação não é lá tão sacra): só funciona, quando você usa. E mais: a religião não trata apenas do mundo espiritual, mas também do material, porque, afinal de contas, é onde você vive.

Doing Business By The Good Book

Autores: David Steward e Robert Shook
Editora: Hyperion

David Steward não é apenas um fervoroso cristão. Ele também fundou e preside a Worldwide Technologies, uma potência que faturou, no ano passado, 4,1 bilhões de dólares com o desenvolvimento e integração de sistemas de gestão. Com 1.700 funcionários, a empresa atua em seis países, incluindo o Brasil.

Foi justamente um convite de uma escola de administração para que relatasse sua experiência como empresário que serviu de inspiração para o livro. Nele, Steward e Shook oferecem 52 lições de gestão inspiradas na Bíblia. Um exemplo? Os autores recorrem a Mateus 6:24 (“Ninguém pode servir a dois senhores”) para falar de como atuar ou não em nichos de mercado.

Business for the Glory of God

Autor: Wayne Grudem
Editora: Crossway Books

O ponto básico do livro de Grudem é que o próprio negócio pode ser uma forma de honrar a Deus. “Muitos aspectos da atividade empresarial são moralmente bons em si mesmos, e em si mesmos trazem glória a Deus – embora tenham um grande potencial para o erro e o malfeito”, escreve o autor.

Por isso, Grudem sempre se preocupa em não cair em uma ingênua apologia do mundo dos negócios e chama a atenção, a todo instante, sobre as armadilhas que podem desviar o empreendedor de sua maior missão: homenagear o Criador por meio de sua empresa.

Business: The Bible Way

Autor: Bob M. Wood
Editora: BJU Press

O livro se concentra em temas de comunicação corporativa e liderança. Seu princípio é singelo: nos momentos de maior angústia, é preciso recorrer à voz da experiência. E não há voz mais poderosa do que a de Deus, expressa nas Escrituras.


Extraído de. www.exame.abril.com.br

1 comentários:

Anônimo,  10 de abril de 2012 às 18:22  

Ótimas indicações, muito interessantes... Não conheço nenhum mas parecem ser muito bons e pretendo ler pelo menos um.

www.curiosobiblico.blogspot.com

Followers

About Me

Minha foto
Casado,pai,músico,estudante, resumindo: FELIZ

Text

UBE_K1

  ©Template by Dicas Blogger.